Pesquisar este blog

Contador de visitas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pastor Zapatta - testemunho missionario.

E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. (Exodo 4.11,12)

"Fomos chamados para dar, não para pedir. Portanto, não tenho desculpas diante de Deus para dizer: Não Posso" 
palavras do pastor Zapatta , que não é um homem qualquer, é um homem cego e paralitico mas que tem uma chamada de Deus em sua vida, relaciono a atitude do pastor Zapatta com a atitude de Moisés diante da ordem de Deus em anunciar sua palavra ao mundo, olhe para Moisés, e talvez você se encontre, ele queria se acomodar porque não tinha uma boa dicção, gaguejava e tinha medo de passar vergonha diante do publico, mas a resposta de Deus foi impactante diante das desculpas de Moisés, trocando em miúdos o Senhor falou ao seu servo que ele era capaz de glorificar seu próprio nome tanto através do mudo quanto do surdo, tanto através do cego quanto do que tem uma perfeita visão, porque quando ele chama, ele se responsabiliza, Moisés acreditou nessa verdade e se tornou um dos homens mais usados por Deus na historia, e o pastor Zapatta também creu e esta sendo usado por Deus no Peru. 
 "Eu posso estar paralitico, mas a palavra não. Eu posso estar cego, mas a palavra não, porque na verdade eu somente sou um instrumento de Deus"




Agora assista a entrevista.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A força de um abraço.

Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram. Gênesis 33:4


Em Gênesis 33 a bíblia narra um abraço relacionado ao perdão, não vou narrar aqui toda a historia em que se deu esse episodio, porém é de fundamental importância dizer que os personagens principais eram Esaú e Jacó, irmãos que se desentenderam em uma rixa familiar, o que levou Esaú e tentar matar seu irmão, mas graças a Deus essa historia teve um final feliz , eles se reconciliaram e se perdoaram, renovaram sua aliança através de um abraço reforçado com muitas lagrimas, hoje vivemos dias em que gestos tão ternos estão perdendo seu valor, um sorriso, um abraço, um elogio, quem sabe um pedido de desculpas, tudo isso faz diferença quando feito com emoções sinceras, assim como uma palavra carregada de ódio pode separar irmãos, palavras e gestos carregados de amor, podem unir e reconstruir famílias, pense nisso!


aqui uma poesia que eu escrevi a algum tempo atraz sobre o abraço, espero que gostem.


A força de um abraço quebra

preconceitos e muda preceitos

em um mundo tão desigual o abraço

desconsidera qualquer classe social,

não há quem diga que dele não precisa,

pois é mentira, a verdade é que

todo mundo, mesmo mudos anseiam

por essa expressão de amor.

Um abraço apertado acalma um angustiado

coração ao ponto de fazer a tristeza fugir

pelos olhos em forma de lagrimas de gratidão,

esse gesto tão singelo é o melhor remédio

já criado no laboratório do amor,

e não tem contra indicação, não precisa consultar

o médico para saber como usar,

é tão simples, todo mundo sabe, é só abraçar!

O abraço não tem data de validade,

vai além do aperto de mão,

fazendo quase dois corações se tocarem,

em qualquer época essa é a atitude certa

para quem não se entrega as garras da solidão,

abraçar é compartilhar uma força que vem de Deus,

capaz de matar a tristeza e mostrar

a beleza escondida por traz da dureza de uma face quebrantada,

abraçar é estabelecer a harmonia de amar,

demonstrar sem medo a alegria de perdoar,

o abraço é uma força, e pra tornar uma força mais forte,

temos que exercitá-la,

então não me espere mandar, abrace sem perguntar!

A graça de viver.

A vida é um mistério, mas eis aí a graça de viver, se todas as coisas fossem perfeitamente claras sem nada a esconder, não teríamos a curiosidade de saber, um filho jamais saberá tudo, nem entendera todas as coisas, porque se for assim, não vai precisar do pai, assim é Deus, ele não permite que você entenda tudo o que lhe acontece, para que em todo o tempo seja dependente dele a tua fé, fique certa de que você é uma pessoa especial, e se um dia se deparar com uma situação difícil de explicar, lembre-se de pedir ao pai ajuda pra compreender pois ele tem todo poder, e para ele até os teus menores problemas são importantes fique na paz.  

 

domingo, 26 de junho de 2011

três tipos de fé.

A três tipos de fé, fé em si, fé nos amigos, e fé em Deus! a fé em si mesmo é fundamental para as autorrealizações, afinal se você não acredita em si mesmo, quem vai acreditar? é imprescindível ter autoconfiança, conhecer o seu potencial, estar certo de que pode fazer o melhor e melhor a cada dia, a fé nos amigos é indispensável também, pois ninguém cresce sem amigos, o ser humano não foi feito para o isolamento, o homem não é uma ilha, ele tem a necessidade de estar entre amigos, amar e ser amado, e a base da amizade é a confiança, porém apesar da autoconfiança, sua força pode ser insuficiente para vencer uma batalha, apesar de ter muitos amigos, eles nem sempre vão poder lhe ajudar em tudo, mas fique certo de que quando tuas forças faltarem e teus amigos forem embora, ainda te resta a fé em Deus, e quando te restar só esta ultima fé, você vai perceber que essa é a fé que você mais precisa! Então confia , pois o Senhor não te deixara nem te desamparara. 

E pra fechar essa postagem , compartilho com você esse vídeo de motivação pessoal, feito com base no testemunho do pastor Marco Feliciano, vale a pena conferir, verdadeiramente emocionante! :)

 

sábado, 25 de junho de 2011

A palavra é amizade..

Hoje minha ex-professora de quimica Marta Julia me enviou por orkut um texto que despertou minha atenção, é uma mensagem sobre amizade, se formos descorrer sobre amizade, iremos gastar muitas linhas escrevendo, mas eu quero deixar aqui o meu agradecimento a ela pela mensagem, e compartilhar com vocês essa mensagem sobre um bem tão precioso, que são nossos amigos.  


"Deixe que seus amigos
façam parte de sua vida.
Dividindo com eles
todos seus momentos
sejam de tristezas ou alegrias,
pois eles são os únicos bens que valor realmente tem
em todas suas passagens,
seja na infância,
seja na adolescência,
seja na maioridade,
ou na terceira idade.
Tudo nessa vida passa
nada de material permanece ou fica.
Tudo muda,
a sempre presente e eterna mudança,
mas os sentimentos ficam
os verdadeiros amigos sempre ficam
e tenho a sensação que também permanecem além do além,
pois amizade envolve amor
e Amor é a única coisa que fica, permanece
do principio ao final de todos os tempos…"

A tempestade vai passar.


Querido leitor , saiba de uma coisa, e entenda essa verdade, o cristão é como uma estrela, e os problemas são como nuvens que vem para ofuscar o seu brilho, mas sabe qual é a boa noticia? é que as nuvens vão passar, mas as estrelas vão permanecer brilhando! a luta vem e passa, mas você esta de pé e continuara de pé, pois a graça de Deus fortalece a tua estrutura emocional e psicológica para suportar as tempestades da vida! e por fim, JESUS TE AMA ;)

Imagens para refletir - 25 de junho 2011





sexta-feira, 24 de junho de 2011

passeio com a mocidade no sitio.

Ontem 23 de junho de 2011, foi o aniversário do presidente da mocidade renascer da Assembleia de Deus, templo central em Pacatuba, um dia marcado por brincadeiras e muita diversão em um sitio da região, finalizado com um momento muito especial de oração e louvor! esse dia foi uma grande oportunidade para unir mais ainda jovens que partilham de um mesmo proposito santo, que é viver pra Cristo acima de qualquer restrição! e quem disse que crente não se diverte? kkk
olha o povo de Deus! tomando banho de picina, correndo pela grama, se jogando no chão, em fim, se divertindo geral! kkk



É hora de cortar o bolo! e o primeiro pedaço vai pra quem? é claro que é pra Irmã Viviane, esposa do presidente Daniel , nossa primeira dama! kkk



Olha ai o Jc e o Abraão brincando com terra! é como diz o comercial de sabão, "porque se sujar faz bem" kkkk

Olha como eu fiquei depois do banho de lama que me deram! kkk vou mentir nao, foi muito bom! kkk
enquanto o pessoal toma banho, minha pessoa fica ao pé da churrasqueira! vez em quando beliscando um pedacinho de carne  (pedra na mão é uma montagem) rsrs








A palavra é felicidade..

Qual a sua concepção de felicidade? sera que na sua opinião a felicidade consiste na ausência de problemas? receio que não é bem assim, porque se ausência de problemas quer dizer ser feliz, então até Deus é infeliz! na verdade esse sentimento depende mais do que o homem tem dentro do seu coração, do que o que ele tem em suas mãos, milhares de pessoas suicidam-se todos os dias, e entre elas muitos de classe alta, tudo porque apesar de terem tudo que o mundo pode dar, não conseguem se auto realizar, enquanto isso muitos que moram em barracões e ganham um salario minimo, andam de bem com a vida desfrutando dessa paz interior, porque felicidade é dependente do que o homem tem em seu coração, e não em suas mãos! embasado nessa palavra, pergunto, o que você traz em seu coração que te deixa infeliz? certa vez ouvir um pastor dizer que pessoas felizes tem momentos infelizes, e pessoas infelizes passam por momento de felicidade, por exemplo, apesar do cristão ser realizado em Cristo Jesus, ele não esta isento de ser entristecido por dificuldades que envolvem sua vida e sua família, porém a tempestade vai passar e ele vai tornar a se alegrar na presença do Senhor, por outro lado as pessoas infelizes desfrutam de momentos de alegria, tais como a noite na balada, a bebedeira com os amigos, são ocasiões de felicidade, porém essa alegria é passageira, dura quem sabe uma noite, mas logo após vem novamente o sentimento de tristeza, angustia e solidão! por isso outra vez repito, a felicidade não esta no que se tem nas mãos, mas sim no que se traz no coração, esta no ser e não no ter, e só Jesus pode te fazer ser verdadeiramente feliz e realizado, abençoado independente da situação. 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

recado aos pregadores.

Não é fácil pregar o evangelho de Cristo, porém Jesus não prometeu facilidades em testemunhar o seu amor as nações, porem ele disse estar conosco até o fim dos tempos, e é essa segurança que nos move a continuar firmes em anunciar que Jesus é o caminho para o céu, o trabalho de um pregador das boas novas não é estéril, é certo que haverá frutos mais cedo ou mais tarde, pois aquele que semeia por fé chorando, volta correndo e cantando com os frutos de sua colheita, por isso vale a pena ser ministro de Deus, apregoeiros de justiça, proclamadores da graça, pois o reconhecimento desse trabalho não vem dos homens, e sim dos céus! 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A palavra é duvida..


Deus é fiel, e em vez de você duvidar das promessas dele, duvide das duvidas que fazem você duvidar dessas promessas, não permita que a incerteza tire teu animo, mas desanime os seus medos com uma fé inabalável na pessoa de Jesus, confie que ele pode mais e muito mais do que se pede ou se pensa, creia contra os pessimistas, afirme os pés sobre águas como se fosse sobre a rocha, pois teu Cristo te ajuda e enxergar portas onde não há parede, isso é, oportunidade aparentemente inexistentes, bençãos que todos dizem que não é pra você, Deus te da porque ele gosta de deixar perplexas as pessoas que te perseguem e zombam de ti!então apesar de todas as suas inseguranças, tenha por certo uma coisa, os sonhos de Deus, jamais vão morrer! 


sábado, 18 de junho de 2011

Deus não te deve satisfações.


"Qual de vocês que, tendo um servo que esteja arando ou cuidando das ovelhas, lhe dirá, quando ele chegar do campo: ‘Venha agora e sente-se para comer’? Pelo contrário, não dirá: ‘Prepare o meu jantar, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois disso você pode comer e beber’? Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado? Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever’ ".(Lucas 17.7-10) Deus não lhe deve satisfações, porque ele é o Senhor e você o servo! porem apesar disso, ele se fez carne através de Jesus para nos servir um banquete de salvação, sim o Senhor se fez servo dos servos, se rebaixou ao mais baixo nivel , tudo pra ser teu amigo! a maioria dos patrões não querem uma relação alem do profissional com seus empregados, porem Deus quer mais que isso, ele quer ter comunhão com os seus servos, chamados de amigos e filhos queridos! "se isso não for amor, o mundo não é real! ♫"

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Prova de amor (Estoria)

Há muito tempo atrás, um casal de velhinhos que não tinham filhos morava em uma casinha humilde de madeira, tinham uma vida muito tranquila e alegre, a qual ambos se amavam muito, eram felizes. Até que um dia aconteceu um acidente com a senhora.




Ela estava trabalhando em sua casa quando começa a pegar fogo na cozinha e as chamas atingem todo o seu corpo. O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua procura, quando a vê coberta pelas chamas imediatamente tenta ajudá-la e o fogo também atinge seus braços e mesmo em chamas consegue apagar o fogo.



Quando chegaram os bombeiros já não havia ma is fogo apenas fumaça e parte da casa toda destruída. Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave. Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada. Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, as chamas queimaram todo o seu rosto.


Chegando ao quarto de sua senhora, logo ela foi falando: - Tudo bem com você meu amor? - Sim respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e eu não posso mais enxergar, mas fique tranquila amor que a sua beleza esta gravada em meu coração para sempre. Então triste pelo esposo, disse-lhe: Deus vendo tudo o que aconteceu, meu marido, tirou-lhe a visão para que não recenseasse esta enfermidade em que eu fiquei.




As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro. Passando algum tempo recuperados, voltaram para casa onde ela fazia tudo para seu querido esposo e ele todos os dias dizia-lhe, como eu te amo! E assim viveram 20 anos até que a senhora veio a falecer.

No dia de seu enterro quando todos se despediam então veio aquele senhor sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos, chegou perto do caixão, beijando o rosto e acariciando sua amada disse em um tom apaixonante: - 'Como você é linda meu amor, eu te amo muito'.

Ouvindo e vendo aquela cena, um amigo que estava ao lado perguntou se o que tinha acontecido era um milagre, e olhando nos olhos dele o velhinho apenas falou: - 'Nunca estive cego, apenas fingia, pois quando a vi toda queimada sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira'. Foram vinte anos vivendo ambos muito felizes e apaixonados! Felizes são aqueles que conseguem amar com essa intensidade.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Imagens para refletir -16 de junho.

A paz do Senhor meu povo, tenho guardado milhares de imagens reflexivas no meu computador, encontro essas imagens em sites e blogs espalhados por aí, em mais essa postagem selecionei 5 imagens que encontrei no site http://profetirando.com.br/ 













terça-feira, 14 de junho de 2011

Relatos dos que ficaram (vídeo)

Pisque seus olhos, muitas coisas podem acontecer em apenas um piscar de olhos, uma bomba estoura, um revolver dispara, uma lagrima cai, uma criança nasce uma vida pode ser totalmente modificada nesse curto período de tempo, imagine se agora você pisca-se seus olhos e todas as pessoas que são realmente boas desaparecessem, tente imaginar o caos, a desordem, os lamentos, o pavor que toma conta de cada ser humano que ficou, nós acreditamos que isso de fato vai acontecer, só que não como magica e sim Jesus que vem buscar os seus escolhidos, nós não sabemos o dia e nem a hora, só sabemos que esta perto e quer você acredite ou não, as nossas vidas serão afetadas por esse grande acontecimento, porém ainda há tempo para se voltar a Cristo, pense nisso!


Relato dos que ficaram

Mensageiros da Profecia

Composição : Profeta & Felipe
A trombeta vai soar
um alarido vai surgir
muitos vão se prostrar
não adianta mais fugir
eu vou falar pra você
o que vai acontecer
com aquele que não crê
que zombar desmerecer
o mundão ta aí pronto pra tragá
e se você não quiser acreditá
basta só olhá pro lado e verá
essa geração não passará
Sete horas da manhã o relógio já despertô
olhei pro lado da minha cama, cadê o meu amor?
senti o seu perfume, porém por dentro um calafrio
quando olhei só seu pijama em um espaço vazio,
gelei é brincadeira né bem? Você tá aí?
Não sabia se chorá não sabia se sorri,
gritei e pode ouvi só o eco pela casa
me levantei e fui vê como é que as crianças tava
abri a porta com cautela pra não acorda meus dois tesouros
quando olhei só vi a roupa mano me deu um apavoro
sai correndo que nem loco perguntando pros vizinhos:
vocês a minha esposa? Vocês viram meus filhinhos?
a tentativa foi inútil
porque todos procuravam por alguém de sua família e também não encontravam
voltei pra casa sentei o sofá tentando pensa na situação
a procura de resposta liguei a televisão
já chega a mais de doze milhões o número de desaparecidos somente no Brasil desde a madrugada de hoje
entre os desaparecidos estão crianças de até aproximadamente sete anos de idade
que também desapareceram sem nenhuma explicação
voltaremos a qualquer momento com mais informações sobre este acontecimento que já é um marco na história da humanidade
malucão eu lembrei do que ela me falava sobre a bíblia
sobre Deus e eu ria da sua cara
senti o gosto amargo do arrependimento
voltei lá no passado e pensei por um momento
se eu tivesse ouvido e corrido pelo certo
se eu tivesse percebido que o tempo estava perto
e para sempre no ocidente minha vida foi marcada
achei um cd dos mensageiros com a seguinte palavra
A trombeta vai soar,
um alarido vai surgir,
muitos vão se prostrar,
não adianta mais fugir,
eu vou falar pra você
o que vai acontecer
com aquele que não crê,
que zombar desmerecer,
o mundão ta aí pronto pra tragá
e se você não quiser acreditá
basta só olhá pro lado e verá
essa geração não passará
Em um piscar de olhos a terra parou
o mundo se surpreendeu quando Ele voltou
minha mãe me deixou e nem se despediu
eu não sei no momento o que ela sentiu
me falaram que igual a ela foi milhares no mundo
que sumiram em sete milésimos de segundo
respirei fundo naquela manhã
e fui procurá uma resposta uma razão
alguém pra me explicá
nessa jornada eu vi acidentes
e várias roupas espalhada todas pelo chão
que coisa louca perto de casa tinha um avião despedaçado
e o corpo do piloto não foi encontrado
mais uma coisa realmente chamou minha atenção
perto de uma pré-escola muito uniforme no chão,
meu coração duro de pedra não conseguiu se conter
quando eu ouvi uma mãe gritar meu filho cadê você?
eu devia realmente era ter me preparado,
voltei pra casa e lembrei do que minha mãe havia me falado:
- meu filho volte pra Jesus antes que Jesus volte pra você
mas eu não quis ouvi só queria curti, sorri
saí por aí mentindo pra si
que a vida era assim me entreguei ao mundo e as suas paixões
só me restou o arrependimento e as lamentações
A trombeta vai soar,
um alarido vai surgir,
muitos vão se prostrar,
não adianta mais fugir,
eu vou falar pra você
o que vai acontecer
com aquele que não crê,
que zombar desmerecer,
o mundão ta aí pronto pra tragá
e se você não quiser acreditá
basta só olhá pro lado e verá
essa geração não passará
O sol já tinha nascido
e a vigília já tinha acabado
eu conversando com os irmãos
por um segundo olhei pro lado
foi de repente como um flash na minha visão
me ofuscando atordoado eu cai no chão
sete milésimos de segundo
que parecia uma eternidade
a história do arrebatamento era mesmo verdade
eu não entendo por que dessa igreja só eu que fiquei
se subiram vários pecadores onde que eu errei
eu ali o chão tomado pelo rancor quando eu ouvi uma voz:
não você só quem ficou
na verdade subiram os que se converteram
e de coração realmente se arrependeram
diferente da gente que era só de fachada
que não podia ver um erro que o dedo apontava
eu, o pastor fiz a panela com louvor
louvávamos a nós mesmo e não ao nome do Senhor
eu e o meus cursos de teologia
ensinava pra igreja o que eu pensava que eu sabia
a soberba tomou conta
e pra fora eu colocava todo aquele que eu achava que me ameaçava
falava mal das igrejas dos outros
que os outros pastores não valiam nada
pra mim só prestava a minha e as outras igrejas não valiam nada
eu queria a igreja pra mim
só pensava nisso a toda hora
o templo agora é meu mais a igreja foi embora
A trombeta vai soar,
um alarido vai surgir,
muitos vão se prostrar,
não adianta mais fugir,
eu vou falar pra você
o que vai acontecer
com aquele que não crê,
que zombar desmerecer,
o mundão ta aí pronto pra tragá
e se você não quiser acreditá
basta só olhá pro lado e verá
essa geração não passará.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Força jovem!

"Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós...  I João 2:14 "

Jovens são fortes? que nada! conversa fiada, onde já se viu um ser mais fraco que adolescente? como é que Deus fala de força para pessoas com a personalidade ainda em formação, inseguros, tímidos, medrosos, impulsivos, que em um dia se acham os tais, mas em outro se acham desanimados! mas quer saber? tem um porem nesse versículo, o segredo da força do Jovem é a palavra de Deus! através dela o Espirito Santo trabalha em nosso caráter até o amadurecimento, essa é uma força que você não adquire em academias de musculação, também não é uma força intelectual que se conquista nas universidades, é uma força espiritual para vencer o pecado! Uma força sobrenatural para resistir aos apelos deste mundo, essa mesma força te fara romper a gravidade no dia em que Jesus Cristo voltar para buscar seu povo lavado e remido no sangue vertido na cruz, com tudo isso, diga o fraco: Eu sou forte!!

domingo, 12 de junho de 2011

Quem muito fala, muito.. ERRA!

Um jovem perdeu suas coisas dentro da igreja, em um momento de distração, ele olhou para o canto onde havia deixado sua bolsa com seus livros dentro, e não viu mais, daí ele imediatamente considerou que havia sido furtado dentro da casa de oração, fez um escândalo durante aquela semana dizendo pra todo mundo que naquela igreja congregavam um bando de ladrões, falou mal da segurança, pegou um gancho pra difamar a responsabilidade do pastor e fez alguma inimizades porque desconfiava que o ladrão só podia ser membro daquela igreja, porém uma semana depois, uma irmã descobriu que havia levado a bolsa do rapaz para sua casa por engano, e devolveu o pertence ao jovem, imagina como ele ficou? simplesmente envergonhado, porque havia falado mal de todo mundo durante toda aquela semana, e agora precisava pedir perdão a todos que ele por precipitação chamou de ladrão. Essa historia se repete de varias outras formas, pois a precipitação é um mal presente no coração dos homens, agir por impulsos desenfreados magoando os amigos, acusando pessoas inocentes, prejulgando com conceitos infundados, descontando a indignação em quem não merece e etc. A palavra de Deus fala de um jovem semelhante a esse de nossa estoria, o nome dele era Pedro, um rapaz de temperamento  ardente, muito aplicado em servir a Cristo, porem precipitado em suas atitudes, assim como falou que defenderia Jesus até a morte, negou ao seu Senhor três vezes por medo de morrer, três anos ao lado do mestre e ele ainda não havia se convertido de verdade, entretanto Jesus nunca desistiu dele, Deus o fez líder na Igreja Primitiva e sua fama de homem ousada na pregação do evangelho corre pelo mundo até os dias de hoje, por isso meu caro, cuidado em dar passos maiores que sua perna, pense antes de falar, pois quem muito fala, também muito erra, um certo ditado popular diz que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais e falarmos menos, então cultive em si mesmo a virtude da temperança, que é o autocontrole, e nunca esqueça que a três coisas que nunca voltam atrás, são elas a flecha lançada, a oportunidade desperdiçada, e a palavra pronunciada, então creia que o Deus que pôs freios em Pedro, é capaz de fazer de ti um instrumento poderoso em suas mãos!
Um jovem perdeu suas coisas dentro da igreja, em um momento de distração, ele olhou para o canto onde havia deixado sua bolsa com seus livros dentro, e não viu mais, daí ele imediatamente considerou que havia sido furtado dentro da casa de oração, fez um escândalo durante aquela semana dizendo pra todo mundo que naquela igreja congregavam um bando de ladrões, falou mal da segurança, pegou um gancho pra difamar a responsabilidade do pastor e fez alguma inimizades porque desconfiava que o ladrão só podia ser membro daquela igreja, porém uma semana depois, uma irmã descobriu que havia levado a bolsa do rapaz para sua casa por engano, e devolveu o pertence ao jovem, imagina como ele ficou? simplesmente envergonhado, porque havia falado mal de todo mundo durante toda aquela semana, e agora precisava pedir perdão a todos que ele por precipitação chamou de ladrão. Essa historia se repete de varias outras formas, pois a precipitação é um mal presente no coração dos homens, agir por impulsos desenfreados magoando os amigos, acusando pessoas inocentes, prejulgando com conceitos infundados, descontando a indignação em quem não merece e etc. A palavra de Deus fala de um jovem semelhante a esse de nossa estoria, o nome dele era Pedro, um rapaz de temperamento  ardente, muito aplicado em servir a Cristo, porem precipitado em suas atitudes, assim como falou que defenderia Jesus até a morte, negou ao seu Senhor três vezes por medo de morrer, três anos ao lado do mestre e ele ainda não havia se convertido de verdade, entretanto Jesus nunca desistiu dele, Deus o fez líder na Igreja Primitiva e sua fama de homem ousada na pregação do evangelho corre pelo mundo até os dias de hoje, por isso meu caro, cuidado em dar passos maiores que sua perna, pense antes de falar, pois quem muito fala, também muito erra, um certo ditado popular diz que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais e falarmos menos, então cultive em si mesmo a virtude da temperança, que é o autocontrole, e nunca esqueça que a três coisas que nunca voltam atrás, são elas a flecha lançada, a oportunidade desperdiçada, e a palavra pronunciada, então creia que o Deus que pôs freios em Pedro, é capaz de fazer de ti um instrumento poderoso em suas mãos!